Como funciona o motor de combustão interna?
- fisica no transito
- 22 de set. de 2023
- 1 min de leitura
O motor de combustão interna é um motor térmico. Sua função é converter a energia proveniente da queima de combustíveis em energia mecânica. Os tipos mais utilizados são o motor a gasolina e o motor diesel. Estão presentes principalmente em meios de transporte, como automóveis, caminhões e motocicletas.
O funcionamento do motor de combustão interna ocorre em quatro tempos.
1- O primeiro tempo: Admissão.
Nesta etapa, a válvula de admissão abre-se para que entre no cilindro do motor a mistura de combustível e gases.
2 - O segundo tempo: Compressão.
Nesse período, a válvula de admissão é fechada e o pistão começa a subir para comprimir o combustível.
3 - O terceiro tempo: Combustão.
Nessa etapa, a vela de ignição liberta uma pequena faísca dentro do cilindro, o que causa a explosão do combustível. Depois, o pistão desce devido à pressão exercida pelos gases resultantes da combustão.
4 - O quarto tempo: Escape.
Nele, o pistão sobe novamente e a válvula de escape é aberta. Assim, os gases provenientes da combustão são expulsos para fora do cilindro. Assim, este fica livre para iniciar um novo ciclo.
Esse processo se repete continuamente em todos os cilindros do motor, criando um movimento contínuo que é transferido para as rodas do veículo. O motor de combustão interna pode ser alimentado por gasolina, diesel, etanol, gás natural ou outros combustíveis, dependendo do tipo de motor e do veículo em questão.
Yorumlar