Dinâmica das 1° e 3° Lei de Newton.
- fisica no transito
- 19 de jun. de 2023
- 2 min de leitura
Nós, enquanto bolsistas FAPITEC/SEDUC do Projeto Física no Trânsito, pesquisamos maneiras didáticas para explicar alguns conceitos físicos aos estudantes do Centro de Excelência Dom Luciano, os temas escolhidos inicialmente foram: primeira e terceira lei de Newton.
Primeiramente, durante as aulas de estudo orientado, passamos nas turmas perguntando quais estudantes estariam interessados em participar da atividade que iriamos realizar.
No total de 35 alunos que quiseram participar da dinâmica, o que consideramos um número razoável para uma primeira interação com o público.
Desenvolvemos uma atividade bem dinâmica, com os discentes, tendo em vista que eles ficam mais a vontade conversando e tirando dúvidas conosco, por não acharem que estamos em uma situação de superioridade, facilitando o entendimento
Nossa interação ocorreu por meio de experimentos e explicações. Para trabalhar a relação entre a primeira lei de Newton, que fala da inércia, e o trânsito, abordamos a importância fmdo uso do cinto de segurança, que por uma força mecânica impede que o corpo se desloque quando há uma freiada brusca.
Para trabalhar a terceira de Newton, que aborda o conceito de ação e reação, utilizamos uma batata, uma faca e um martelo. Perfuramos a batata com a faca e com o auxílio do martelo batemos na faca. Sem encostar na batata, ela subia com as batidas do martelo no cabo da faca, explicamos que isso ocorria devido a força que fazemos ou seja a ação e a força contrária fazia a batata subir pelo comprimento da faca , a reação.
Fizemos também uma experiência com um prato e moedas, que consiste em colocar moedas de diferentes tamanhos na parte superior de um prato e utilizando o conceito de inércia, tira-las do recipiente sem mudar sua posição original. Para conseguir isso, basta puxar o prato rapidamente, nesse instante, as moedas ficam paradas no ar, até que a gravidade as puxem para o solo.
No experimento seguinte, derrubamos um ovo em um copo. Para isso, utilizamos um rolo de papel higiênico, um livro, um ovo e um copo com água. Usamos o copo como base, em seguida colocamos o livro, o rolo de papel higiênico em cima do livro, bem centralizado, e por fim o ovo. A parte legal do experimento ocorre quando puxamos o livro e assim o ovo cai precisamente dentro do copo, indicando que a inércia está atuando ali, pois quem estava em movimento era o livro, não o ovo.
Ficamos satisfeitos com a interação dos estudantes, que tiraram dúvidas e demonstraram compreensão do assunto ao final da nossa aula.
Para finalizar, fizemos perguntas aos alunos sobre o que foi aprendido na dinâmica, e houve um satisfatório resultado.
Komentarze