top of page
Buscar

“Se você não vê meu retrovisor é sinal de que eu também não estou vendo você”.

Você já ouviu falar nessa expressão? Já se perguntou porque isso acontece e em que esta relacionado ao trânsito? Venha saber mais sobre.


Esse fenômeno ocorre devido ao princípio da reversibilidade dos raios de luz, que afirma que a trajetória da luz é a mesma, independentemente de a fonte de luz estar em movimento ou o observador estar em movimento. Quando você não vê o retrovisor de outro veículo, isso significa que a luz que reflete desse veículo em direção ao seu retrovisor não está alcançando seus olhos.


O mesmo princípio se aplica ao veículo à sua frente. Se você não consegue ver o retrovisor dele, é porque a luz que ele emite em sua direção não está alcançando seus olhos. Isso geralmente ocorre quando há um ângulo específico entre os dois veículos, tornando a luz refletida incapaz de alcançar o retrovisor do outro veículo e, portanto, não é percebida pelo condutor.


Em resumo, quando você não vê o retrovisor de outro veículo e ele não vê o seu, isso ocorre devido ao ângulo e à posição relativa dos veículos, o que impede que a luz refletida chegue aos retrovisores dos respectivos condutores, seguindo o princípio da reversibilidade dos raios de luz.


 
 
 

Comments


  • alt.text.label.YouTube
  • alt.text.label.Instagram

©2023 por Física no trânsito.

bottom of page